A fissura Anal é uma ferida na parte interna do ânus que se estende até a borda anal.
Os fatores mais conhecidos para o aparecimento da Fissura são:
- A pouca ingestão de alimentos que contém fibras.
- Passagem de fezes volumosas e ressecadas, que com o atrito na parede anal podem causar a úlcera.
- A penetração de objetos cortantes ou próprio dedo com a unha grande, que podem machucar a parede anal.
- O diâmetro do pênis, que quando não há uma lubrificação correta, e certa paciência do ativo quanto a esperar o relaxamento do músculo anal, podem levar ao aparecimento.
Sintomas relacionados:
- Dor e queimação durante a evacuação e por alguns minutos depois da mesma, podendo se estender por horas.
- Pequenas manchas de sangue nas fezes ou no papel higiênico.
- Coceira na região anal.
Como evitar:
- Antes de iniciar o famoso vai-e-vem, esperar uns 60 segundos, com a cabeça do pênis fazendo uma pequena pressão na entrada do ânus, pra que o músculo relaxe.
- Uma alimentação saudável e rica em fibras, que não só ajuda a evitar o ressecamento das fezes, como contribui para a saúde como um todo.
- E bom senso e cuidado, quando a penetração de objetos estranhos no seu ânus.
Tratamento:
A fissura Anal se divide em Aguda e Crônica. A aguda (um pouco mole ao toque) pode ser tratada clinicamente, com pomadas, supositórios, banhos de assento e outras medidas mais simples a serem indicadas pelo seu médico, já a crônica (endurecidas) que em alguns casos não reponde bem ao tratamento clínico, se indica a cirurgia. Mas não se assuste, é um procedimento simples, com anestesia local, e sem a necessidade de internação.
Então para as passivas de plantão (ou não), caso apresente alguns dos sintomas acima citados, procure um médico. Nunca faça um autodiagnóstico ou automedicação, pois a fissura apresenta sintomas parecidos com os de outras doenças, como hemorroidas e câncer.