Se você é um gay que tem um smartphone ou tablet da Apple ou um Android (não sei se tem pra Blackberry e Windows Phone), provavelmente tem pelo menos um destes aplicativos no celular. Grindr e Scruff são certamente os aplicativos mais utilizados por homens à procura de parceiros para qualquer tipo de atividade, seja sexual, namoro, amizade ou outras finalidades. Entretanto estes aplicativos têm seus prós e contras, e agora vou comentar um pouco sobre eles.
Travam
Eu não sei como funciona no celular de vocês, mas no meu tanto o Grindr como o Scruff travam como se não houvesse amanhã. E consequentemente o resto do celular também trava, não consigo mandar mensagens, mudar para outros aplicativos, voltar para onde eu estava anteriormente, enfim, fica completamente paralisado e só destrava depois de uns 5 minutos parado. E além de travar, as vezes o Scruff desloga sozinho. Eu não clico pra sair e ele sai pra mim. Regularmente estou no meio de uma conversa e ele de repente sai. Isso não me agrada nem um pouco. Desenvolvedores, por favor, resolvam estes problemas!
Rapidez
O Scruff é mais lerdo que lesma em câmera lenta. Pra entrar no perfil em si não é tão lento, mas quando eu quero ver ver minhas mensagens ou quem visitou meu perfil recentemente tenho que esperar uns 7 minutos enquanto aparece um "carregando" escrito. Na minha opinião, este é um dos piores problemas do aplicativo.
O Grindr neste quesito é perfeito, não demora pra entrar tanto em meu próprio perfil quanto pra visualizar perfis alheios e vc consegue ver suas mensagens em um piscar de olhos. Este é o ponto alto do aplicativo.
Recursos
O Grindr apesar de rápido, não é tão cheio de recursos quanto o Scruff. As únicas coisas que podem ser feitas são: conversar com os outros caras e visualizar seus perfis (mas apenas os perfis de quem está perto), e nem sempre ao clicar nas fotos elas "melhoram" como acontece no Scruff. O Grindr é, de certa forma, muito básico em relação ao seu rival.
No Scruff tem-se a possibilidade de ver perfis de homens de várias partes do mundo, selecionar os seus tipos preferidos, ver quem visitou seu perfil e ainda mandar um "woof" para aquele cara de quem você gostou mas não teve coragem de conversar, além de poder fazer tudo o que se faz no Grindr.
Preferência
Apesar de mais devagar, travar e sair sozinho de repente, eu acho o Scruff melhor que o Grindr. Devido aos seus múltiplos recursos, é um aplicativo que me cativou mais, me oferece mais possibilidades de encontrar caras que correspondem melhor às minhas preferências e cria um ambiente virtual mais favorável para a conversa com os outros usuários. O Grindr também é um bom aplicativo, mas não me sinto tão mais cativado por ele.
E você? Qual é o melhor na sua opinião? Deixe seu comentário. Quem escreve agradece. ;)