Nos últimos dias fomos bombardeados pelos lançamentos dos singles mais aguardados do ano, "ROAR" da Katy Perry e "Applause" da Lady Gaga. Houve muito reboliço devido a ambos terem sido lançados com uma diferença mínima de tempo entre um e outro, e isso desenvolveria um embate caótico pelo #1 nas rádios mundiais e nas bases de fãs das duas cantoras mundo afora.
Ao que tudo indica a Katy Perry ganhará o 1º Round, pois o single da Gaga, devido aos vazamentos, foi antecipado e sua divulgação oficial só começará na próxima semana.
Lendo algumas resenhas internet afora pude perceber o quão alienado são alguns KatyCats e Little Monster. Eu sou assumidamente um Little Monster, curto a Perry também, mas não tanto como adoro a Gaga. Muitos dos “fãs” não conseguem ver suas divas apenas como cantoras, as elevam a um patamar e de lá não aceitam que as mesmas desçam.
A Katy Perry é indiscutivelmente a rainha da Billboard, alcançado com quase todos os seus singles o #1 da parada. A Lady Gaga não se dá tão bem com o #1, alguns de seus singles alcançam, outros passam despercebidos pelas rádios. Mas com o lançamento das cantoras ao mesmo tempo pude notar a forma como as fã-bases se comportam.
Ofensas trocadas de todos os lados, acusações e mais acusações contras as cantoras. Uns falam que uma música é melhor usando argumentos sem base, outros que uma tem mais prêmios que a outra, e assim vão se envenenando.
Lendo algumas resenhas, pude perceber como muitas são tendenciosas para uma ou para outra, então resolvi fazer a minha, mesmo não entendendo nada de música (entendo só de "Quadradinho Borboleta", ótima por sinal), sou um ouvinte e sei dizer o que é bom e o que é ruim.
ROAR - Katy Perrry
Quem acompanhou as divulgações do single da cantora, percebeu que ela prometia, sem prometer de fato, se desvencilhar da era “Teenage Dream” e ao que tudo sugeria iria ter uma pegada mais dark. E qual a minha surpresa? Não tive surpresa!
A música soa muito como algo que já ouvi antes em suas canções. A mesma foi rejeitada inicialmente pela cantora Ke$ha, e a sua compositora a ofereceu para a Katy que a lançou como o primeiro single do seu esperado “Prism”.
A música tem uma melodia gostosa, uma letra no melhor estilo "auto ajuda" e um refrão chiclete de fácil entendimento e “adoramento” dos fãs. Ela tem tudo para se firmar no #1 como vem acontecendo depois de seu lançamento, pois a mesma é super comercial e tem uma sonoridade mais branda, apesar de sua letra dizer o contrário.
Eu gostei da música, pois curto o estilo “Perry” de ser, mas me frustrou aguardar algo, quem sabe mais maduro, e receber um “Firework 2.0”.
É inquestionável o talento da mesma, mas a meu ver a mesma poderia ter caprichado mais na música, uma produção um pouco mais elaborada com certeza iria retirar o ar “Teenage” da canção, que continua soando como algo que a cantora já vem fazendo há algum tempo.
Minha nota para a música é 9, poderia ter sido 10, mas a cantora fez uma propaganda e ao que tudo indica (inclusive é o que falam os críticos que entendem) ela não cumpriu.
Applause – Lady Gaga
A cantora passou por uma maré negra nos últimos meses, teve que fazer cirurgia e cancelar sua turnê mundial devido ao repouso. Lady Gaga se escondeu do mundo, não falava nas redes sociais, não aparecia para fotos, ela definitivamente entrou no ovo e se fechou lá dentro. Eu por momentos fiquei receoso se Gaga poderia se superar e lançar algo bombástico para o seu retorno aos holofotes, fui de certa forma agraciado.
Marcada para ser lançada no dia 19, "Applause" teve seu lançamento adiantado devido aos inúmeros vazamentos que vinha sofrendo nos últimos dias. Sem nenhuma divulgação prévia, e como a própria disse, a música só será oficialmente divulgada dia 20, "Applause" amargou na segunda colocação dos charts para desespero dos “Fãs”, apesar de em alguns ele ter alcançado o #1, nos mais importantes ele ficou atrás de “ROAR”.
A música é fantástica, não estou sendo tendencioso, simplesmente amei a batida, a letra com duplo sentido e aquele refrão grudento do caralho.
Acredito que a canção não chegará ao #1 nas paradas dos Estados Unidos e da Billboard. Por alguns fatores, como divulgação atrasada e o sucesso inquestionável de "ROAR" por lá.
Um detalhe estranho: A música é muito ruim se a escutar sem os fones de ouvidos. Achei que quando ela (Gaga) pedia para que a escutássemos somente pelo fone, era por outro motivo, mas realmente a música não soa muito boa. E o mesmo acontece com fones de qualidade inferior. A música quando escutada em fones ou alto-falantes de boa qualidade, possui um efeito 3D gostoso de ouvir, mas fora deles é uma gritaria horrível para aos meus ouvidos sensíveis (Aí bicha!)
Resumindo a música é boa, não se compara com as batidas de “The Fame” e nem com as letras de “Born This Way”, mas tem algo especial por ser diferente e ter uma resposta para as críticas contra a cantora.
Minha nota é 9, não seria 10, pois esse HD 3D presente na música mesmo sendo maravilhoso, dificulta a mesma ser apreciada em um aparelho de som de baixa qualidade ou pelos alto-falantes do computador.
Round 2
O segundo embate será no dia 25 de agosto no VMA da MTV Americana, as duas cantoras irão performar pela primeira vez seus singles. Com o conhecimento de Gaga e Perry que tenho, acredito que Mother Monster levará a melhor, pois em termos de Live, Katy não é muito boa.
Agora é só aguardar os próximos capítulos da novela “ROAR x Applause – O confronto de titãs”, que ainda terá competição pelos views e "qual o melhor?" com os seus respectivos clipes, e saber quem levará a melhor.
E como diz a Gaga: "Stop The Drama, Start The Music”