Por vezes me pergunto se Jesus, Deus ou qualquer que seja a divindade responsável por nós, estará de acordo com atitudes de pessoas que se dizem representantes de Deus, mas que usam seu santo nome apenas para beneficio próprio. Mais especificamente os pastores que ludibriam os mais necessitados (espiritualmente ou materialmente), apenas para roubar dinheiro destes.
Acreditava que Ele (Deus) deveria estar revoltado com tantas barbáries que seus filhos andam fazendo, e pensando se já não seria a hora de acabar com os humanos e criar uma raça superior.
Mas uma "conversa" em especial, me fez mudar de opinião.
Conversei com um evangélico, pessoa muito centrada e de bom papo, homem simples e com grande bagagem de vida. Ele não sabe da minha condição, ao menos não esboça qualquer repúdio a minha pessoa. Encontramos-nos quase sempre ao acaso, mas nunca sem perder alguns minutinhos discutindo sobre religião, ele me provando algo e eu contestando.
Nesse dia, como todo evangélico que se preze, ficou me falando do lado positivo, dos ganhos e beleza de ter uma vida em cristo. Por vezes tive vontade de sair de perto e deixa-lo conversando consigo mesmo, mas algo me dizia para permanecer e ouvir o que ele tinha a me dizer.
Conversamos sobre muitos assuntos, relacionadas à igreja, claro. Por fim, querendo irritar, perguntei a ele sobre estes escândalos envolvendo pastores, como exemplo, estas “indiretas” vendas de milagres. “Pague o carnê, faça doação, compre a toalhinha e deus irá lhe ajudar”, ou mesmo, das afirmações de muitos que dizem terem sido curados por intermédio de um determinado pastor.
Sem esboçar qualquer reação contrária a minha pergunta, acredito que muitos já fizeram a mesma muitas vezes, ele me encarou e disse:
- Aprendi muito nesta minha vida, ouvi muitos professores “burros” e muitos analfabetos sábios. Talvez o que você me pergunta esteja além da minha compreensão ou capacidade de inventar qualquer resposta para não te deixar vencer desta vez. Mas me contento em lhe dizer uma verdade que talvez poucos saibam e muitos que sabem preferem omitir. Deus cria o homem e a ele são dados os dons, desde a simples capacidade de andar até a de proporcionar a cura para um enfermo. Quando Deus cria esta criatura com seus dons e beleza, ela é enviada para terra e a ela é concedida o poder do livre arbítrio, para decidir entre o certo e o errado. Muitos optam em usar o seu dom para o bem, e fazer assim, a vida dos outros melhor. Outros por sua vez, usam seus “poderes especiais” para o mal, seja pelo simples prazer de ferir outras pessoas ou simplesmente para benefício próprio. Mas Deus não irá interferir nos seus caminhos, pois ele deu o livre arbítrio para todos. Entretanto, quando suas vidas terrenas acabam, eles pagaram por todo mal feito quando se encontrarem com Deus e não poderão mais negar seus pecados. Logo não cabe a mim ou a você criticar ninguém ou apontar se isto é verdade ou mentira.
Estas palavras entraram e permaneceram na minha mente por um bom tempo, sendo "digeridas". O nosso bate-papo continuou por mais alguns minutos, até que nossas rotinas nos chamaram novamente. Despedi dele, e o vi partir, ainda pensando sobre o seu discurso de "Dons".
Agora passado algum tempo, penso se isso poderia ser verdade? Essas pessoas más, mas com poderes, poderiam existir?
Se sim ou não, nunca saberei, mas com está nova informação começo a olhar com outros olhos certas pessoas que tenho certeza que mentem, mas são capazes de feitos extraordinários.
O que você acha?